quarta-feira, 13 de abril de 2016

Conjunto de chá antigo - Antes e Depois

Já me tinham falado da loja Troc em Bruxelas. Na realidade Troc é uma cadeia de lojas de consignação na Europa, uma espécie de antiquário com produtos de decoração e móveis usados.
Ontem passei por lá. Logo que entrei vi um conjunto de chá antigo de cobre banhado a prata com uma bandeja lindíssima que, segundo o proprietário, poderia ser de 1940-1960.
Não sei se foi por me lembrar da série cinematográfica Downton Abbey, da qual sou fã incondicional, mas não resisti e tive que comprar esta relíquia.

ANTES - Os produtos expostos na loja (faltam 2 peças na foto)





























O proprietário da loja ensinou-me alguns truques para remover as manchas e devolver  o brilho das pratas antigas. Segui as recomendações e comprei os produtos adequados.




Primeiro, coloquei as peças num recipiente de alumínio com bicarbonato de sódio, um pouco de sal e vinagre branco. Cobri as pecas com água a ferver A. Deixei actuar alguns minutos e comecei a primeira limpeza esfregando, com um pano macio, as peças submersas na água. Seguidamente, sequei-as bem e utilizei as soluções de limpeza específicas para o tratamento de pratas. Para terminar, poli as peças com uma flanela. Adorei o resultado final!
DEPOIS

1 comentário:

  1. Tão giro Magda! Agora só as podes pegar de luvas! Qualquer dia pões a mesa de régua!!! Ahahaha! Adoro!!!

    ResponderEliminar