terça-feira, 24 de abril de 2012

Tarefas diárias das crianças


Depois da rotina de um dia de escola, há certas tarefas que as crianças devem realizar quando chegam a casa. Mas muitas vezes a vontade não é muita...e a mãe repete mais de mil vezes: "vão despir o uniforme da escola", "vão tomar banho", "vão vestir o pijama", "vão fazer os deveres". Tomando o exemplo cá de casa, já pensei seriamente em colocar um gravador na entrada com uma cassete reproduzindo estas mensagens...

Mas há pouco tempo implementei uma nova estratégia cá em casa para facilitar a realização destas tarefas. Pensei numa espécie de jogo para tornar as acções mais divertidas e, principalmente, para as minhas filhas passarem a gostar de as realizar! Assim, fizemos um pequeno quadro para fixar num local visível da casa (neste caso na nossa porta do frigorífico).

A casa tarefa é atribuído 1 ou 2 pontos, consoante a sua importância ou dificuldade. Se todas as tarefas forem executadas com êxito são atribuídos 10 pontos.Caso tenha sido atingida a pontuação máxima durante todos os dias da semana é oferecida uma pequena recompensa a cada uma . (Nesta fase a recompensa seleccionada pelas princesas foi uma carteira de cromos da colecção que estão a fazer no momento).
Assim que chegam da escola estão motivadíssimas para ganharem mais pontos e assim todas as tarefas da rotina diária são realizadas como se de um jogo se tratasse!! Sinto que ganharam mais autonomia e, de certa forma, mais responsabilidade. Até a mais pequenina a F. que tem quase 2 anos quer copiar as manas!!!
Nota: para nós foi importante elaborar o quadro em conjunto para que as princesas estivessem envolvidas e motivadas. Experimentem! Connosco resultou :)

5 comentários:

  1. Excelente ideia:) está muito giro! Parabéns!! Beijinhos Raquel:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Raquel! Espero receber muitas partilhas tuas e sugestões. Afinal também és o pilar de uma família numerosa :) beijos grandes

      Eliminar
  2. Parabéns Magda, com as tuas dicas de ouro este blog vai ser um sucesso!!! =)
    P.S. Gosto especialmente da 'Mamã Snaiter'.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Filipa. Com o tempo livre que tenho resolvi puxar pela imaginação e criar algo que seja útil e que me distraia. Já te disse que também iniciei as minhas aulas de costura?! Terei novidades sobre este assunto proximamente no blog. Beijo grande

      Eliminar
  3. Adorei a ideia! prometo que vou acompanhar com muita atenção todas as ideias e dicas! Parabéns... Beijinhos a todas! :)

    ResponderEliminar