quinta-feira, 26 de abril de 2012

Planear a ementa semanal



Fazer o planeamento das refeições para a semana seguinte é, para mim, uma tarefa importantíssima na gestão da minha casa. Liberta-me dos pensamentos diários repetidos: “o que é que eu vou fazer hoje para o jantar?”. Também não gosto de ter que tomar uma decisão matinal rápida sobre o que tenho que descongelar para o jantar enquanto deveria estar a desfrutar do meu pequeno almoço.

Planear a ementa com algum tempo tem também uma vantagem económica importante, pois condiciona os gastos efectuados quando vou às compras  (só compro o que vou necessitar nessa semana) e evito ir várias vezes ao supermercado por faltas detetadas à última da hora (e que, normalmente, são um pretexto para levar mais umas coisinhas que provavelmente nem são indispensáveis mas acabam dentro do cesto das compras). 

Como planeio a ementa?

  • Faço, normalmente, a ementa à sexta-feira;
  • Penso nas refeições em função do que já tenho no congelador (carne, peixe ou legumes);
  • Elaboro a lista dos ingredientes que estão em falta;
  • Vou às compras assim que for possível .





Nota: tenho sempre na cozinha um bloco de notas onde vou apontando as faltas habituais que vou detectando ao longo da semana ( mesmo dos produtos que estão a acabar pois gosto sempre de ter em casa um stock mínimo). Antes de ter este método, as idas ao supermercado eram muito mais frequentes!






Ementa para a semana 19  (de 30 de Abril a 6 de Maio)


Segunda-feira
Lasanha de carne com cenoura e cogumelos

Terça-feira
Strogonoff de frango com arroz branco

Quarta-feira
Massada de tomate e bacalhau

Quinta-feira
Âlmondegas de peú com esparguete


Sexta-feira
Macarrão de atum com legumes, ovo e queijo gratinado

Sábado
Douradas no forno com batata assada

Domingo
Vamos jantar fora. É o dia da mãe...e mereço descanso :)



2 comentários:

  1. Excelentes sugestões! Vamos começar a seguir esta estratégia de planear as refeições! beijinho :)

    ResponderEliminar
  2. Aqui em casa comecei hoje a fazer o planeamento semanal. Obrigada pela dica=D Bjs Rach

    ResponderEliminar