quarta-feira, 20 de março de 2013

"Marmitar" ou levar almoco para o trabalho



Cada vez mais levar o almoco para o trabalho e uma pratica comum nos dias de hoje. 

As vantagens sao mais do que evidentes:
- Qualidade nutritiva: controla a qualidade dos ingredientes
- Rentabilidade (ir almocar fora pode ser muito mais demorado. Levando o almoco podemos aproveitar melhor a hora do almoco e ter um tempo para tratar de alguns assuntos pessoais como por exemplo marcar uma consulta, fazer a lista de compras do supermercado, por em ordem os emails, fazer uma caminhada...ou simplesmente nao fazer nada e relaxar)
- Poupanca no orcamento familiar (mesmo optando por restaurantes pouco dispensiosos, uma refeicao nunca custa menos de 6 euros, o que ao final do mes pode representar mais de 132 euros mensais).
Ao cozinhar em maiores quantidades, aos fins-de-semana por exemplo, e congelar em doses individuais, poupa também nas facturas do gás, água e electricidade.

Para que a sua marmita fique mais nutritiva é importante que tenha uma porção de cada grupo de alimentos. Além das fibras e vitaminas presentes na salada, é importante consumir carbohidratos e proteínas. Abuse dos legumes e das verduras.Sempre que possivel inclua sempre sopa, um prato rico, variado e economico! 

O que acontece em muitos locais de trabalho e que nao ha microondas. Fiz uma seleccao de  algumas opcoes para este caso:

1.Salada de grao de bico



2.Sandes de frango (nao esquecer a alface, tomate, iogurte e a fruta)
Outras opcoes de sandes nutritivas: ovo mexido, peito de peru, atum, etc)
Deve optar sempre pelo pao mais escuro, que e mais rico em cereais e mais saudavel

3.Macarrao com tomate seco, tomate cherry, quejo e azeitonas


4.Tarte de frango com espinafres


5.Salada de atum com feijao frade




6.Salada mista

Salada de alface, espinafres, rucula, tomate cherry, pepino, pedacos de nuggets de frango, morangos, amendoas e passas. Levar num frasco a parte vinagrete de frutos vermelhos e juntar na altura! 


Para se criar um novo habito mais saudavel e vantajoso e necessario um pouco de esforco e disciplina nos primeiros dias, mas depois quando sentir que para alem de comer bem ainda ganha mais tempo e dinheiro creio que valera a pena!





Sem comentários:

Enviar um comentário