quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Organizar brinquedos - Parte II


  • Caixa dos médicos
Outra brincadeira que as princesas gostam muito, principamente a baby Beatriz, a mais crescida, é brincar aos médicos com os nenucos. Ao longo do tempo foram-lhes oferecendo diversos utensilios mas estavam, à semelhança de outros brinquedos, espalhados pelos cestos do quarto. Reuni todo este material e orgaizei tudo numa caixa transparente com pega.
Custo: caixa transparente com pega: 2,5 euros

  • Caixa das Petshops
As petshops são uns brinquedos amorosos, minúsculos, e que facilmente se dispersam pela casa. São os brinquedos preferidos da baby Francisca. Tem dezenas! Não cabiam todas numa caixa. Resolvi então separar por tamanhos e deixar as maiores numa caixa transparente para brincar em casa e as menores numa bolsa com asas para que pudesse levar consigo se saíssemos de casa.
Custo: caixa transparente com pega: 2,5 euros­  e bolsa transparente 1,75 euros

  • Mala dos bébés

Todas as crianças têm um sentimento maternal muito apurado e adoram imitar as mães, trocando fraldas e dando biberãos aos seus bébés. As minhas princesas não são excepção. Mais uma vez segui a nova estartégia de arrumação e dividi todos os materiais dos bébés em duas bolsas para brincarem entre as três como mãmãs verdadeiramente dedicadas!
Custo : 2 bolsas transparentes 1,75 euros/cada e 1 caixa transparente com pega 2,5 euros

Agora dá gosto entrar no quarto e estar tudo organizado. Como envolvo sempre as princesas neste tipo de tarefas de organização, também entenderam a importancia de arrumar tudo nas caixas respectivas depois de brincar para que tenham sempre tudo disponível e organizado para a próxima brincadeira! É claro que não vai durar para sempre, mas pelo menos durante uns meses vou conseguir controlar a situação e evitar o caos dos brinquedos soltos e desarrumados pelo quarto.
 



Organizar brinquedos - Parte I


Uma das divisões que requer uma maior organização cá em casa é o quarto das princesas. Tenho a sensação que os brinquedos se multiplicam sozinhos com o passar do tempo! Pelo menos duas vezes por ano organizamos os brinquedos. 


Começamos por ter 3 cestos para iniciar esta tarefa:

-  1 caixa  para doar brinquedos antigos
-  1 caixa  para colocar brinquedos estragados - vão para a reciclagem ou lixo
-  1 caixa para arrumar e organizar os brinquedos que vão permanecer no quarto

Depois desta primeira etapa começamos por organizar os brinquedos por grupos:


  • Puzzles

Esta semana, semana eleita para a arrumação dos brinquedos, deparei-me com um monte de caixas de de cartão de puzzles, muitos dos quais incompletos que não dram utilizados há messes! Reservei uma tarde para fazermos em familia todos os puzzles que fui encontrando pelo quarto...resultado? Uma tarde Bem passada onde até a querida bisavó participou. Conclusão? Mais de metade dos puzzles estavam incompletos e inutilizados porque faltavam peças! Os que ainda estavam completes tinham a caixa em tão mau estao que não apetecia guardar. 


Resolvi comprar uma caixa para guardar 8 bolsas transparentes, cada uma das quais com as peças de um puzzle completo! Uma solução económica para quem tem pouco espaço!

Custo: caixa 2,5€ e 8 bolsas transparentes 0,20€/cada
  • Barbies

A baby Madalena adora pentear e vestir as suas barbies . Tinha sempre muita dificuldade em encontrá-las, pois estavam dispersas pelos vários  cestos de  brinquedos espalhados pelo quarto. Optei por comprar num bazar uma mala pequena  e transparente, onde coloquei todas as barbies, que não são poucas,  com os seus respectivos vestidos,  escovas e pentes de princesas.
Agora dá gosto ver a baby Madalena  brincar com as suas bonecas. Rapidamente a baby Francisca (a mais nova das 3 princesas) se apaixonou pela mala e passou a ser uma brincadeira de irmãs. Passam horas a vesti-las e a penteá-las e levam sempre a sua mala para onde quer vamos.
Custo: mala transparente 3,25 euros

  • Livros


Organizei os livros por tamanho e por conteúdo: A baby Beatriz tem uma prateleira com livros de leitura adequados aos 7-8 anos, a baby Madalena tem um espaço reservado com livros de iniciação à leitura e a baby Francisca tem uma prateleira com os livros mais infantis.

Custo: 0 euros

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Detergente XL...pouco prático


Quando arrumo a cozinha é habitual passar um pano húmido com um detergente lava tudo que deixe as bancadas com um cheiro a limpo e agradável. Normalmente, estes detergentes têm embalagens muito grandes, frascos de tamanho XL pouco práticos de usar para esta finalidade. As outras opções são os detergentes  mais  concentrados  e com frascos mais pequenos e ergonómicos mas são muito mais caros! 

Uma pequena dica de como faço cá em casa:
Tenho um frasco borrifador onde diluo o detergente que mais gosto num pouco de água. Por um lado, rentabilizo o produto e, por outro lado, é muito mais fácil e prático de utilizar no dia a dia. 

NOTA: Tenho um outro frasco onde diluo lexívia num pouco de água para branquear determinadas superfícies.