quarta-feira, 2 de maio de 2012

Sopas...Pronto-a-fazer


Cá em casa a sopa é uma entrada fundamental na nossa ementa. Faço regularmente pequenas quantidades que dão, no máximo, para duas refeições em família.
Para evitar as idas frequentes ao supermercado, o trabalho repetido de preparar os legumes e, principalmente, para evitar que estes se estraguem no frigorífico, adoptei uma nova rotina cá em casa:

- No dia em que vou ao supermercado compro todos os legumes que vou necessitar para a semana;
- Nesse mesmo dia, faço uma sopa com os legumes frescos;
- Os restantes legumes que sobram, em vez de os guardar na gaveta do frigorífico, onde vão perdendo as suas características nutricionais até à próxima utilização, preparo-os todos de uma só vez;
- Faço uma mistura dos legumes lavados e cortados e separo em embalagens individuais:


Coloco no congelador e sempre que necessito de fazer uma sopa para o jantar basta retirar um saco, abrir (sem descongelar), pôr ao lume com água, um pouco de sal e azeite. Tão fresca como no primeiro dia em que comprei os legumes!
É uma excelente forma de fazer rapidamente uma sopa, tão rápido como se de uma sopa instantânea se tratasse :) Sabe tão bem não ter muito trabalho naqueles dias em que chegamos tarde ou muito cansadas...

E as sopas ficam todas iguais? Não! Utilizo estas doses de 500g para a base da sopa. Depois do puré triturado, adiciono legumes diferentes como por ex: cenoura à rodelas, feijão verde cortado, espinafres, etc...). Claro que também tenho estes complementos bem acondicionados no congelador :)

Fazer sopas nunca foi tão rápido e tão económico, pois tudo se aproveita e nada se estraga!

2 comentários:

  1. Esta dica é preciosa. Qtas vezes não vou ao frigorifico e vejo que x legumes passaram de praso. Ontem já pus esta ideia em prática! Obrigada=)

    ResponderEliminar