segunda-feira, 28 de maio de 2012

Sair de manhã com crianças...e sem atrasos!



Devem ser raras as vezes que saímos de casa de manhã para trabalhar sem pressas nem correrias. Desde que nasceu a 3ª princesa da casa, a pequena F., tive que alterar a rotina matinal para evitar chegar atrasada ao trabalho, pois regra geral sou sempre eu que levo as 3 princesas ao colégio de manhã.

Para mim, o planeamento no dia anterior é fundamental para tudo correr bem de manhã, com calma e boa disposição. Cada qual tem a sua forma de começar o dia. O meu começa assim:

  • Coloco o despertador para as 7h00 quando preciso sair de casa às 8h30. Ainda com as princesas a dormir, tomo duche, visto-me (deixo sempre a minha roupa preparada no dia anterior), maquilho-me e sigo para a cozinha.
  • Preparo os 5 pequenos-almoços para toda a família e coloco o lanche das princesas nas mochilas, previamente arrumadas no dia anterior. Desfruto do meu pequeno almoço sentada (o que, em conversas com amigas noto que é uma coisa rara para quem tem filhos!) Para mim o pequeno almoço é sagrado. Aproveito para conversar um pouco com o P. enquanto ele prepara o café.
  • Por volta das 07h40 vou acordar as princesas. A forma como acordamos as crianças de manhã reflecte-se bastante no seu humor matinal. Por exemplo, acordá-las repentinamente puxando os cobertores para trás e falando alto pode ser o início de uma valente birra matinal que facilmente nos faz perder a paciência! Acordo sempre as princesas serenamente com mimos e beijinhos para que já acordem com um sorriso na cara e, acima de tudo tranquilas.
  • Não acordo as 3 princesas ao mesmo tempo. A B., a mais crescida, é quem demora mais tempo na casa de banho e, por isso, é normalmente a primeira a acordar. Como termina mais cedo o pequeno almoço,ajudo a vesti-la enquanto as mais pequenas ainda estão a comer.
  • Tenho por hábito vestir as princesas na sala de jantar para estarem a ver um pouco os desenhos animados enquanto as visto. Deixo de véspera a roupa  preparada e separada para cada uma das princesas. Durante a semana usam o uniforme mas ao fim de semana também adoptei este método para que a saída de casa seja mais rápida e a manhã para passear mais longa!
  • Para além da roupa, tenho um cesto que me é muito útil de manhã, onde coloco todos os utensílios necessários para preparar as princesas (escova de pentear, caixa com ganchos e elásticos, creme, perfume, fraldas...) Desta forma, evito as variadíssimas ídas à casa de banho buscar as várias coisas que necessito à medida que as estou a vestir. Tudo se torna mais rápido.


Assim, ainda me sobra algum tempo para dar um jeito rápido à casa enquanto as princesas aproveitam os últimos minutos a ver televisão . O que mais detesto é sair e deixar a casa desarrumada!

Sem comentários:

Enviar um comentário