segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um miminho personalizado


Quantas vezes não vamos a casa de amigos ou de familiares que têm crianças?
Surpreenda os mais pequenos e ofereça um frasco personalizado com gomas. Para além do prazer que lhe dará a preparar, sou da opinião que os presentes feitos por nós têm muito mais valor. É só preciso ter um pouco de criatividade... As crianças vão adorar!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Planear a ementa semanal



Fazer o planeamento das refeições para a semana seguinte é, para mim, uma tarefa importantíssima na gestão da minha casa. Liberta-me dos pensamentos diários repetidos: “o que é que eu vou fazer hoje para o jantar?”. Também não gosto de ter que tomar uma decisão matinal rápida sobre o que tenho que descongelar para o jantar enquanto deveria estar a desfrutar do meu pequeno almoço.

Planear a ementa com algum tempo tem também uma vantagem económica importante, pois condiciona os gastos efectuados quando vou às compras  (só compro o que vou necessitar nessa semana) e evito ir várias vezes ao supermercado por faltas detetadas à última da hora (e que, normalmente, são um pretexto para levar mais umas coisinhas que provavelmente nem são indispensáveis mas acabam dentro do cesto das compras). 

Como planeio a ementa?

  • Faço, normalmente, a ementa à sexta-feira;
  • Penso nas refeições em função do que já tenho no congelador (carne, peixe ou legumes);
  • Elaboro a lista dos ingredientes que estão em falta;
  • Vou às compras assim que for possível .





Nota: tenho sempre na cozinha um bloco de notas onde vou apontando as faltas habituais que vou detectando ao longo da semana ( mesmo dos produtos que estão a acabar pois gosto sempre de ter em casa um stock mínimo). Antes de ter este método, as idas ao supermercado eram muito mais frequentes!






Ementa para a semana 19  (de 30 de Abril a 6 de Maio)


Segunda-feira
Lasanha de carne com cenoura e cogumelos

Terça-feira
Strogonoff de frango com arroz branco

Quarta-feira
Massada de tomate e bacalhau

Quinta-feira
Âlmondegas de peú com esparguete


Sexta-feira
Macarrão de atum com legumes, ovo e queijo gratinado

Sábado
Douradas no forno com batata assada

Domingo
Vamos jantar fora. É o dia da mãe...e mereço descanso :)



Refogados...fácil e prático!

Há dias em que estou mais inspirada para cozinhar do que outros. Adoro fazer uma ementa mais elaborada  quando recebo amigos ou familiares cá em casa ou quando o motivo é uma celebração especial. Mas cozinhar todos os dias por rotina... confesso que não é das minhas tarefas domésticas preferidas. Acho que essa foi a razão principal que me levou a comprar a minha querida e inseparável amiga "Bimby".
O que menos gosto na área da culinária é ter que picar cebola e alho para fazer refogados. Para além do tempo que demora, detesto os pedacinhos que caem para o chão e para o fogão. E o cheiro que fica nas mãos??!! Maravilhoso...

Por isso, pensei em concentrar este trabalho num só dia da semana/mês. Pico várias cebolas e vários alhos de uma só vez, separo em saquinhos individuais e segue para o congelador. Quando vou fazer um estufado, é só abrir a porta do congelador e tirar um saquinho. Descongela rapidamente com o azeite.


Neste caso, piquei tudo na Bimby, mas fica também óptimo numa picadora (estilo 1-2-3) ou até mesmo manualmente com a ajuda de uma tábua e faca de cozinha. :)

terça-feira, 24 de abril de 2012

Tarefas diárias das crianças


Depois da rotina de um dia de escola, há certas tarefas que as crianças devem realizar quando chegam a casa. Mas muitas vezes a vontade não é muita...e a mãe repete mais de mil vezes: "vão despir o uniforme da escola", "vão tomar banho", "vão vestir o pijama", "vão fazer os deveres". Tomando o exemplo cá de casa, já pensei seriamente em colocar um gravador na entrada com uma cassete reproduzindo estas mensagens...

Mas há pouco tempo implementei uma nova estratégia cá em casa para facilitar a realização destas tarefas. Pensei numa espécie de jogo para tornar as acções mais divertidas e, principalmente, para as minhas filhas passarem a gostar de as realizar! Assim, fizemos um pequeno quadro para fixar num local visível da casa (neste caso na nossa porta do frigorífico).

A casa tarefa é atribuído 1 ou 2 pontos, consoante a sua importância ou dificuldade. Se todas as tarefas forem executadas com êxito são atribuídos 10 pontos.Caso tenha sido atingida a pontuação máxima durante todos os dias da semana é oferecida uma pequena recompensa a cada uma . (Nesta fase a recompensa seleccionada pelas princesas foi uma carteira de cromos da colecção que estão a fazer no momento).
Assim que chegam da escola estão motivadíssimas para ganharem mais pontos e assim todas as tarefas da rotina diária são realizadas como se de um jogo se tratasse!! Sinto que ganharam mais autonomia e, de certa forma, mais responsabilidade. Até a mais pequenina a F. que tem quase 2 anos quer copiar as manas!!!
Nota: para nós foi importante elaborar o quadro em conjunto para que as princesas estivessem envolvidas e motivadas. Experimentem! Connosco resultou :)