quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Pequeno-almoço em família

Uma das memórias mais bonitas que  tenho da minha adolescência é de tomar o pequeno-almoço em família. Talvez pelo facto de, durante muitos anos, ser a única refeição do dia que fazia em família, pois como era ginasta e treinava muitas horas à noite,  nunca ou raramente jantava em família. A minha maē fazia sempre pequenos-almoços maravilhosos, principalmente o batido de manga que eu adorava :) E são memórias que guardo com muito carinho.

Desde que estou a viver na Bélgica faço um esforço para que tenhamos esta tradição cá em casa. Para que isso aconteça, tenho que me levantar 15 minutos mais cedo mas compensa muito. Hoje em dia são poucas as horas que disponibilizamos para conviver em família. Com as novas tecnologias, os ipads, os telemóveis e a televisão são os piores inimigos para as conversas de família e as refeiçoēs continuam a ser o tempo ideal para pormos a conversa em dia. E, muitas vezes, são nestas alturas que temos as conversas mais importantes e que marcam a educação dos nossos filhos.
No início custou um pouco, mas é tudo uma questão de rotina. No final, cada um levanta o seu prato e coloca na máquina de lavar ou no lavatório da cozinha. Rapidamente a mesa fica pronta antes de sairmos de casa.