segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Como duplicar o consumo de fruta?

Devemos comer 3 a 5 poçoēs de diversas frutas por dia, uma vez que cada uma tem nutrientes específicos e distintos uns dos outros.
Se a fruta estiver na fruteira o seu consumo cá em casa será mais difícil...
Descobri uma nova técnica para que nós adultos, mas principalmente as minhas filhas comam mais fruta: Lavo, parto e preparo uma variedade de frutas pouco antes de todas as refeiçoēs. Deixo no frigorífico e logo que terminemos a refeição a travessa de fruta está na mesa.


Comprei uns pequenos baldes de porcelana para cada uma e acham divertidíssimo encher o seu balde com os vários tipos de fruta assim que terminam a refeição. Acharam esta ideia muito divertida e posso dizer que duplicamos o consumo de fruta cá em casa!
 A fruta que sobra do pequeno almoço vai directamente para as caixinhas herméticas para o lanche da escola a meio da manha :)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Planos para 2016

E 2016 já chegou...com ele chega também uma longa lista de objectivos para este novo ano.
Um dos meus desejos para 2016 é "coleccionar" muitos momentos especiais em família.  As crianças estão a crescer muito rápido. Trabalho arduamente como maē para que um dia as milhas filhas, já adultas, olhem para trás e tenham infinitas memórias de terem crescido no seio de uma família feliz e de sentirem que foram muito amadas. A qualidade de tempo passado em família é um dos pilares da união familiar.
Embora tenha muitas saudades de trabalhar e ainda não tenha surgido uma nova oportunidade a nível profissional, vou canalizando todas as minhas energias para o grande projecto da minha vida que é ser māe. Este foi o meu ponto de partida para elaborar uma lista de novos hábitos e rotinas cá em casa.

Alguns dos pontos da nossa checklist para 2016:

Father and daughter time - durante a semana quem passa mais tempo com as crianças definitivamente sou eu. Pensei numa forma do pai e as filhas estarem mais tempo juntos. Um tempo especial para conversarem e fortalecer a relação pai-filha. Instituimos um dia por mês para cada uma das princesas passar um tempo a sós com o pai no final do dia. Esta actividade pode ser irem jantar fora, ou algo mais simples como ir ao parque, comer um gelado, caminhar ou até escolher um livro novo na livraria. A ideia do que vão fazer juntos é da filha e, desde que o pai concorde, a vontade será cumprida! Para haver uma sequência lógica escolhemos o dia do aniversario e começámos pela Beatriz, a mais velha. No passado dia 7 de Janeiro a Beatriz escolheu ir correr com pai. A Madalena está ansiosa pelo seu tempo com o pai que será em Fevereiro :)

Jogos de família - Uma das coisas que adoro e que temos, felizmente, a oportunidade de fazer nos dias de hoje é jantar cedo para conseguirmos estar em família na sala pelo menos uma hora antes das crianças irem dormir. Em 2016 iremos dedicar um pouco do nosso serão a jogar em família. As crianças adoram e passamos momentos tão divertidos! Agora estamos na fase do Monopoly mas há tantos outros jogos para os próximos meses: Uno, pictonary, jogo dos países, etc.
A mesa fica assim durante a semana até o jogo acabar...



Controlo de aparelhos electrónicos - 1hora nos dias de semana. Às 19h, antes de jantar,  os ipads são entregues ao pai.

Viajar, viajar, viajar - Temos que aproveitar a oportunidade de estar a viver na capital da Europa! Todos os meses faço um plano de novos locais que queremos visitar dentro e fora da Bélgica. Existem parques e monumentos lindíssimos que fazem parte da nossa longa lista! Todos os fins de semana temos que sair. Normalmente, saímos no Sábado e ficamos em casa no Domingo.

Arts and crafts - embora já tenhamos feito muitas vezes em 2015, este ano é para continuar: uma vez por semana tentar fazer um projecto de arte. Este é um momento mãe-filhas.

Novas ideias irão surgir no decorrer do ano e partilharei aqui no blog :)