sexta-feira, 18 de setembro de 2015

WHERE'S HOME?

TCK - THIRD CULTURE KID

Ontem fui a uma palestra muitíssimo interessante na escola das princesas sobre as crianças que vivem experiências internacionais, fora do seu país natal, e que se desenvolvem  numa cultura que não é a cultura dos seus pais. Estas crianças são denominadas "TCK" (Third Culture Kid - Criança de terceira cultura). 
As TCK estão expostas a um segundo (terceiro, quarto...) idioma enquanto vivem nos países que os recebem.
As minhas filhas já viveram em 4 países diferentes, incluíndo Portugal. A nossa aventura começou há mais de quatro anos em Espanha (Madrid), depois fomos para os EUA (New Jersey) e acabámos de chegar à Bélgica (Bruxelas) para uma nova aventura com tempo previsto de estadia de três anos. 
Depois de assistir à palestra na escola posso dizer que as minhas filhas são TCK!!!!!!

Características das TCK
As crianças TCK têm uma grande facilidade em relacionarem-se com crianças de outras culturas, são mais tolerantes às diferenças culturais e apresentam uma grande facilidade em fazerem novas amizades. O seu sentimento é de que pertencem a vários países e têm uma extraordinária capacidade de adaptação, para além da grande vantagem de falarem vários idiomas.
Porém, nem tudo é um "mar de rosas"... a mudança nem sempre é fácil, a separação dos amigos, as lágrimas das despedidas e a saudade marcam para sempre a sua personalidade. Muitas vezes sentem-se confusos em relação à sua própria identidade cultural. 

Existe um documentário muito interessante que demonstra a dificuldade das crianças/adolescentes TCK identificarem o local onde sentem que podem chamar "Home - casa". 

LINK PARA O VIDEO

https://vimeo.com/adrianbautista/sowhereshome

Embora nāo tivesse a consciência real de que as minhas filhas eram TCK até ontem, já andava preocupada em assegurar que as minhas filhas se sentissem em "casa" no seu país natal. Embora hoje tenha a certeza pessoal e individual de que "HOME is where your family is" fiquei curiosa em saber a opinião das princesas. Assim que chegaram da escola escrevi num papel a pergunta : Where's home? Dei várias opçoēs de escolha: Portugal, Madrid, US, Bruxelas e um espaço em branco caso considerassem outra resposta.
Fiquei comovida com a reacção... ouvi respostas de luta interior "this is hard mum"... depois de algum tempo a pensar resolveram colocar uma cruz em todos os países que já vivemos...amei a resposta...