segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Actividades para criancas - parte I

Passei o ultimo fim de semana sozinha em casa com as princesas. Com o frio que fazia la fora passamos os dias inteiros em casa! Na Quinta-feira anterior comecei a pensar em actividades para fazermos durante o fim de semana de forma que as princesas nao sentissem tanto a falta do pai e que, ao mesmo tempo, nos divertissemos a valer. Eis algumas actividades que vos podem inspirar:

1. Uma tarde na cozinha
As criancas adoram ajudar na cozinha, principalmente quando a receita lhes agrada. Coloquem um avental nos mais pequenos e maos a obra:  fazer bolachas ou decorar um bolo sao tarefas muito divertidas para fazerem em familia. Nao se esquecam de registar o momento em fotografia para mais tarde recordarem. Desta vez fizemos umas deliciosas Madalenas.


2. Uma sessao de cinema
Uma sala escura, uma cama no chao e um bom filme infantil foi outro momento marcante no nosso fim de semana. E impressionante como de repente as princesas ficam tao calminhas...E nao se esquecam das pipocas!!!


3. Album de fotos ilustrado
Aproveitamos o tempo livre para fazer uma actividade que adoraram. Cada uma das princesas mais crescidas fez um caderno de fotos (tipo Scraptbook) com fotografias que tinhamos em casa desde o dia do seu nascimento ate ao dia de hoje. Escrevemos frases e legendas engracadas em cada foto e embelezamos as paginas com autocolantes e desenhos coloridos que elas proprias fizeram. O resultado ficou fantastico! O importante e deixar-nos levar pela criatividade das criancas!
Nota - esta actividade teve uma preparacao da minha parte: para alem dos cadernos, seleccionei previamente as fotografias para cada uma e comprei os autocolantes e umas letras para escrever os titulos das paginas. O Album demorou a semana inteira a ficar concluido.


4. Aula de Historia de Portugal
Como actualmente vivemos fora do nosso pais, resolvi fazer ca em casa uma aula de Historia uma vez por semana. Acho que e importantissimo saberem a Historia do seu proprio pais pois hoje a Beatriz (2 ano primaria) so estuda a historia dos EUA. Teremos varios temas, mas por agora vamos comecar com os monumentos de Portugal. A  primeira aula foi sobre a Torre de Belem. Adoraram e eu tambem apendi muito :) Fizemos uma pesquisa na internet e depois fizeram as duas juntas (Beatriz e Madalena) uma composicao sobre o tema (esta ideia deu-me um tempinho livre para mim que tambem e importante :) O unico investimento foi a compra de um caderno para estas aulas.


5. Fichas de Portugues
Ha semelhanca do que acontece com a Historia de Portugal, fazemos o mesmo ca em casa com as aulas de Portugues. Como estudam unicamente em ingles na escola, antes de vir para os EUA comprei os manuais escolares de portugues para o segundo e terceiro ano da primaria. A Beatriz adora fazer estas fichas. E para a Madalena comprei umas fichas mais basicas de iniciacao a leitura e a escrita.
Esta ideia pode ser aproveitada e aplicada de forma inversa: quem estuda habitualmente em portugues pode ter uma aula de ingles, por exemplo.


6. Cartas e postais
Outra actividade muito comum ca em casa e fazerem desenhos e escreverem postais para enviar por correio para a familia que esta longe. Como a familia e grande temos muito que escrever! Este fim de semana aproveitamos mais o tempo e escrevemos um postal para os amigos e para o colegio que as princesas deixaram em Madrid quando vivemos por la. Espero que eles gostem tanto de as receber como nos gostamos de escrever!!! E nao e preciso a familia estar longe. E tao bom receber pelo correio um desenho ou uma carta das criancas...mesmo quando vivem na mesma cidade! :)


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Troque os refrigerantes por sumos naturais!

Ha muito tempo que os refrigerantes so entram ca em casa em dia de festa.
Sou uma adepta dos sumos naturais, principalmente desde que tenho a Bimby. Mas mesmo antes de ter este maravalhoso robot de cozinha ja fazia sumos e batidos na liquidificadora quase todos os dias.
Para alem de ficar muito mais economico do que os refrigerantes e muito mais saudavel! Aqui vai a receita do sumo que faco mais vezes ca em casa em apenas alguns minutos:

Ingredientes:
1/2 maca com casca (sem caracos)
1 laranja descascada
1/3 de uma cenoura
1litro de agua
gelo
Acucar a gosto (2 colheres de sopa)

1. Colocar no copo da Bimby ou no copo da liquidificadora a maca, laranja e a cenoura, o acucar e um pouco de agua. Deixar triturar muito bem (minimo 2 minutos).

2. Juntar a restante agua e o gelo e deixar mais uns minutos a mexer (velocidade lenta) ate o gelo derreter.

3. Servir a acompanhar qualquer refeicao :)

Podemos variar os sabores trocando de ingredientes. Gosto muito do sumo apenas com maca (mesma receita mas so 1 maca), ou so de laranja (2 laranjas) e no Verao costumo adcionar frutas mais tropiais: melancia, morango, manga, etc.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Um Presente para a vida

Faltam menos de dois meses para o dia do pai. Ha dois anos ofereci um presente para o meu marido no dia do pai que foi, talvez, o presente mais bonito que alguma vez ofereci. E tenho a certeza que, pela reaccao dele, foi o melhor presente que recebeu: um livro presonalizado.
Contactei uma amiga que e designer grafica e dei-lhe o briefing para uma historia e enviei-lhe muitas fotografias. Tive que pensar no tema e dar alguns detalhes que sao especiais para nos, como por exemplo o nome como e carinhosamente chamado ca em casa: "Papa Snaiter". O livro tem cerca de 30 paginas e fala sobre os 2 anos em que o meu marido esteve a trabalhar em Madrid e so regressava a casa as sextas-feiras para passar o fim de semana. Tinha acabado de nascer a princesa casula ca de casa e foi um periodo complicado mas que nos uniu muito como familia e foi crucial para ordenar as prioridades da nossa vida.
A Catia e uma designer fantastica e o resultado superou muito as minhas expectativas! Ficou lindo.
Este  um presente que fica para a vida e que pode ser oferecido, consoante o tema escolhido, para qualquer membro da familia. As avos normalmente adoram este tipo de prendas!
  
 Se precisarem, envio o contacto da designer. Sem ela esta reliquia nao existia ca em casa. Para alem de escrever  historias lindas, as maravilhosas ilustracoes tambem sao da sua autoria. Espero que esta ideia vos inspire para fazerem presentes para a vida!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Ganchos e elasticos das princesas


Azuis, amarelos, as bolinhas e com lacinhos, a variedade de ganchos e elasticos abundam ca em casa com 3 princesas. Ja optei por te-los arrumados em caixas e mais caixinhas mas encontrei esta nova forma: coloca-los dentro de um frasco transparente.
Muito pratico, pois facilmente consigo eleger a cor que melhor combina com cada roupa e, para alem disso, e um excelente e original artigo de decoracao para uma comoda ou para a bancada do WC das criancas.

Nao deixe estragar...Congele!


Tinha alguns tomates no frigorifico que estavam a ficar muito maduros. Nao os iria utilizar todos esta semana, por isso resolvi lava-los, corta-los e congela-los em embalagens individuais prontas a utilizar. E o tomate e um ingrediente que se utiliza em inemeras confeccoes!
Sempre que possivel adiciono uma dose de tomate 100% natural aos meus cozinhados pois este legume e uma excelente fonte de vitamina A, de vitaminas do complexo B e C e de sais minerais (acido folico, potassio e calcio). O tomate e tambem uma das maiores fontes de licopeno, um dos antioxidantes mais potentes no combate ao envelhecimento e com resultados comprovados na reducao do risco de cancro da prostata em homens!  

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Recordacoes de infancia



Quem e que hoje nao gosta de ver as suas proprias fotos de crianca? As memorias dos amigos da escola, as primeiras fotos, os primeiros desenhos, as primeiras palavras escritas, as primeiras cartas, as primeiras avaliacoes escolares...

Os seus filhos quando crecerem vao adorar ver e reviver estes momentos olhando para as suas  proprias recordacoes. Mas para esses futuros momentos serem possiveis, a mae tem um trabalho crucial e um papel muito importante: ORGANIZAR e catalogar todos estes registos idealmente com a data.

Ca em casa tenho tres princesas. Comprei 3 caixas de tamanho medio, transparentes, e identifiquei cada uma com o nome de cada princesa. E aqui vou guardando as recordacoes de cada uma delas. Tenho que ser sincera: entram ca em casa e produzem-se ca em casa dezenas de desenhos e de trabalhos manuais. Tenho que ser MUITO SELECTIVA ou entao necessitaria de uma divisao da casa so para arquivo!

Maesmo agora sabe tao bem de vez em quando abrir cada uma destas caixas e ver a evolucao do seu crescimento...Adoro ver as cartas escritas da princesa mais crescida quando aprendeu a escrever, cheias de deliciosos erros ortograficos comuns nesta fase inicial de aprendizagem . Adoro rever os presentes do dia da mae e do dia do pai feitos pelas princesas na escola... se hoje gosto imagino o que elas gostarao quando forem crescidas!!!


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Pedras decorativas no lavatorio do WC


Ha pouco tempo vi esta ideia na casa de uma amiga. Gostei, adoptei e resolvi partilhar. Sao pedras decorativas que existem para varias utilizacoes, a mais conhecida talvez seja para decorar jarras com flores. Mas porque nao inovar e utiliza-las no fundo do lavatorio da vossa casa de banho? Gostei do toque requintado que da ao WC. Existem disponiveis em varios tamanhos (preferir sempre as maiores para nao ficarem entaladas no ralo) e de varias cores. Desta forma pode seleccinar as cores de acordo com a decoracao do espaco. Uma ideia simples mas muito original, nao acham?

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mime...todos os dias!



Nao deixe para amanha o que pode dizer hoje! Diga "amo-te" a quem ama. Mime todas as pessoas que sao importantes na sua vida, seja o seu marido/mulher, a sua mae, os seus filhos ou mesmo os seus amigos. A vida hoje corre a uma velocidade alucinante e, por vezes, esquecemo-nos de "investir" o nosso tempo nos outros.

Eu adoro surpresas e adoro surpreender. Eis algumas simples ideias para demonstrar o seu amor regularmente:

1. Surpreenda os seus filhos quando abrirem a mochila na hora do lanche:

  •  escreva uma nota na embalagem do snack (como na foto acima)
  • juntamente com o lanche saudavel junte a sua pequena guloseima preferida
  • escreva um post-it com palavras doces (mesmo para as criancas que nao sabem ler vao entender o seu desenho!!!)

2. Surpreenda o seu marido/mulher

  •  prepare um snack e coloque na sua pasta do trabalho. Quando chegar ao escritorio e abrir a pasta, vai gostar se saber que se lembrou do seu lanche. Nao se esqueca de personalizar com uma nota carinhosa :)
  • se o seu marido/mulher viaja com frequencia pelo trabalho, antes de fechar a mala de viagem, deixe um postal ou coloque uma fotografia vossa entre a roupa. Quando estiver longe, vai gostar de encontrar a surpresa antes de dormir :)
  • ...aqui ha muitas formas de surpreender...basta pensar em paixao :) e nao deixe as surpresas apenas para as datas imporantes. Todos os dias sao importantes.

3. Surpreenda a sua familia e os seus amigos

  • Adoro as novas tecnologias. E hoje, a viver tao longe da familia, agradeco muito a existencia do skype, do mail, do viber e afins. Mas ha quanto tempo por exemplo nao escreve uma carta e nao a envia pelo correio? Escreva uma carta a quem gosta mesmo que seja so para dizer "Adoro-te". Vai surpreender quem esta habituado a receber no correio apenas contas para pagar!!!!
  • Imprima aquela foto que tiraram ha tanto tempo e nunca saiu do ecra do computador. Ofereca no proximo jantar e nao se esqueca da dedicatoria ou de uma moldura :)
PS- peco desculpa pelos erros ortograficos mas o teclado americano nao tem acentos...